quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Musica e o Cérebro.
por paixao — Última modificação 25/09/2006 14:22
Um ano de estudo de música pode ajudar no desenvolvimento cerebral de uma criança.
Recente estudo canadense mostrou que um ano de estudo de música para crianças de 4 a 6 anos produz, além da afinidadMúsica para o cérebro

25/9/2006
Agência FAPESP - Sabe-se que uma criança treinada musicalmente terá, em geral, afinidade maior para os sons durante a sua vida. Agora, cientistas canadenses identificaram outras vantagens de estudar música desde pequeno.
O desempenho cerebral de crianças com 4 a 6 anos de idade, submetidas a lições musicais pelo método Suzuki, criado pelo pedagogo japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), mostrou ser superior quando comparado a pessoas sem treinamento especial. Apenas quatro meses foram suficientes para que os primeiros resultados surgissem.
Além de conseguir medir a aptidão musical propriamente dita – o cérebro das crianças treinadas respondeu mais rapidamente aos sons de instrumentos, – os pesquisadores conseguiram dados ainda mais interessantes, e que estão sendo considerados inéditos. Ao responder a testes de memória, por exemplo, o grupo "musical" teve um desempenho superior. Os resultados do estudo foram publicados em artigo na edição de 20 de setembro da revista Brain.
"É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela música, em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano. Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios cognitivos propiciados pelo treinamento musical", disse Laurel Trainor, professor na Universidade McMaster e um dos autores principais do trabalho, em comunicado da Oxford University Press, instituição que publica a Brain.
O artigo One year of musical training affects development of auditory cortical-evoked fields in young children pode ser lido por assinantes em www.brain.oxfordjournals.org.
Outras Notícias-->
Mais:

Ipea lança Proredes - 10/9/2008
Programa de Apoio a Redes de Pesquisa integrará ações e pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do instituto. Apoio será concedido por meio de cotas de bolsas

Fortaleza ganha rede acadêmica de alta velocidade - 10/9/2008
GigaFor, infra-estrutura de fibras ópticas de 1 Gbps, é inaugurada com 15 instituições participantes e 54 quilômetros de extensão

Nasa cria Bolsa Carl Sagan - 10/9/2008
Agência espacial lança programa de bolsas de pós-doutorado para “inspirar a próxima geração de exploradores” na busca por outros planetas e por vida além da Terrae com os sons efeitos positivos no desenvolvimento cerebral.

Nenhum comentário: