quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Musicoterapia-ciência da música: A MUSICOTERAPIA NA MEDICINA

Musicoterapia-ciência da música: A MUSICOTERAPIA NA MEDICINA: O programa musicoterapêutico desenvolvido ma área médica é fundamentado a uma abordagem na qual o foco primário é melhorar, recuperar ou man...

sábado, 15 de setembro de 2012

Marcelo Guerra: Dos Druidas à Medicina Antroposófica

Marcelo Guerra: Dos Druidas à Medicina Antroposófica: Fundamentado sobretudo na ciência alquímica e nas propriedades espirituais da natureza, o sistema de cura druídico emprestou ao homem mode...

sábado, 31 de março de 2012

Allemande - Dança de corte barroca

benimle dans eder misin?

benimle dans eder misin?

Ozan & Kubra Oryantal

dança do ventre masculina

DANÇA ÁRABE MASCULINA(MOSTRA DE ESTILOS)

Caroline Bittencourt entrevista Elke Maravilha - Parte 2

Entrevista Elke Maravilha - Parte 1

O Auto da Compadecida

O Pagador de Promessas - 1962

Anselmo Duarte recebendo a Palma de Ouro em Cannes, 1962

Biografia: Anselmo Duarte, cineasta saltense - PARTE 2

Biografia: Anselmo Duarte, cineasta saltense - PARTE 1

"Sinhá Moça" ("Сеньорита") (1986) Episode 169

O Encouraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein

Going! Going! Gone! with Harold Lloyd, Bebe Daniels, Snub Pollard, Bud J...

Harold Lloyd's "Safety Last"- 1923

Harold Lloyd "Chaotic Silence"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As iinteligências Múltiplas

Inteligência lingüística
Caracteriza-se sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
É a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas e escritores. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.
Em geral, além de poetas e escritores, encontramos este tipo de inteligência nos redatores, roteiristas, oradores, líderes políticos e jornalistas. Dentre as características principais das pessoas com inteligência lingüística predominante, encontramos:

Sensibilidade à regras
Organização
Habilidade para raciocinar
Gosta de ouvir
Gosta de ler e de escrever
Soletra com facilidade
Gosta de jogos de palavras

Inteligência musical
Esta inteligência se manifesta através de habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical predominante percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.
São aquelas pessoas que vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, os cantores e aqueles descritos com tendo um ouvido musical. Vêem sons em tudo. Eles podem não ser os melhores cantores ou músicos, mas têm uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não.
Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar.
Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia.
Eis alguns exemplos de profissionais que aplicam este tipo de inteligência no trabalho: cantores, músicos, maestros, engenheiros de sons, produtores musicais, etc.
.Adoram tudo que esteja relacionado com sons e músicas
.Gostam de cantar, interpretar e escrever músicas
.Tem um ouvido muito sensível para interpretar todos tipos de sons
Para ensiná-los melhor:
. Realize projetos para criação teatros musicais
. Realize projetos onde possam reescrever letras para músicas já existentes
. Realize projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais
. Realize projetos para criação de trabalhos em multimídia

Inteligência lógico-matemática
Os componentes centrais desta inteligência são caracterizados por uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações e categorias, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.
É a inteligência característica de matemáticos e cientistas, porém, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza.
A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.
As pessoas com inteligência lógico-matemática predominante, são conhecidas como “gênios matemáticos”, seguidores das teorias Científicas. Isto não quer dizer que para concordar com alguma coisa esta precise ser provada cientificamente, isto significa apenas que eles pensam de acordo com o padrão lógico.
Sua relação com o mundo é melhor através do raciocínio, números, padrões e seqüências. As atividades que melhor se indentificam com eles incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas, tabelas, e solução de problemas complexos.
Alguns exemplos de profissionais com este perfil são cientistas, matemáticos, estatísticos, contadores, etc.
. Adoram tudo que esteja relacionado com números
. Gostam de jogos de todos os tipos
. Têm raciocínio lógico muito apurado
. Conseguem assimilar facilmente a realização de processos complexos
Para ensiná-los melhor:
. É preciso que os assuntos tratados possam ser comprovados
. São relutantes em aceitar as leis da tradição. Sem provas, nada feito
. Realize projetos onde possam organizar e classificar coisas e objetos
. Realize projetos de pesquisas científicas ou comportamentais

Inteligência espacial
É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.
Estas pessoas têm um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes. Os indivíduos visuais parecem ter um senso artístico que faz com que tudo criem pareça agradável aos olhos.
Sua relação com o mundo é através de formas e cores. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas.
Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações
Eis alguns exemplos de profissionais que aplicam a inteligência espacial no trabalho: arquitetos, pilotos, marinheiros, pintores e escultores, projetistas visuais, etc.
. Tem uma grande facilidade para organizar com harmonia ambientes
. Imagens, pinturas, gravuras, cores, seu mundo é quase só isso
. Para aprender precisam ver o trabalho sendo realizado
. São artistas plásticos em potencial
Para ensiná-los melhor:
. Realize projetos onde possam criar cenários para peças de teatro
. Faça um projeto para a criação de um Site para a turma ou escola
. Peça para que criem apresentações multimídia dos trabalhos da escola
. Realize projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte
. Use e abuse de ilustrações, gráficos, slides, filmes, etc, em suas aulas

Inteligência cinestésica
Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação motora em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação apurada.
As pessoas com estas características são os inquietos, os “fuçadores”, os desmontadores de equipamentos e brinquedos, os que querem saber como funciona e ver por dentro, os que não conseguem ficar sossegados em seu lugar.
Eles são pessoas que não conseguem ficar sentadas por muito tempo. Eles simplesmente raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento. Eles interagem melhor com o mundo através do contato manual e corporal. Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir e dançar.
Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulando e tocando objetos, realizando exercícios, etc.
Eis alguns exemplos de profissionais com estas características; dançarinos, atletas profissionais, cirurgiões, mecânicos, construtores, e todos os tipos de artífices em todas as áreas.
. Aprendem mais tocando e manipulando objetos
. Se sentem melhor aprendendo em movimento
. Tem boa coordenação motora e habilidade física
. Se ficam parados por longos períodos não pensam direito
Para ensiná-los melhor:
. Realize aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações
. Inclua aulas virtuais em computadores
. Alterne seções teóricas e práticas durante a aula.

Inteligência interpessoal
Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é muito comum nos psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.
São as pessoas conhecidas com os ajudantes de plantão, os assistentes comunitários, os autênticos carregadores da equipe. Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas.
Elas se relacionam melhor com o mundo através de suas interações com os outros e um entendimento de como as pessoas trabalham em grupo. As atividades onde terão melhores resultados são equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos.
Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Jogos em Equipe, Trabalhos de Pesquisa em Grupo, ou trabalhando em pequenas equipes.
Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Conselheiros, Advogados, Professores, Políticos, Treinadores, Executivos, e Artistas tai como; Atores, Comediantes, etc.
. Rendem mais trabalhando em grupos
. Gostam de ajudar, ouvir e dar opiniões. Adoram viver rodeados de gente
. São organizadores natos de eventos e festas
Para ensiná-los melhor:
. Realize projetos em grupos com eles
. São excelentes ouvintes
. Organize trabalhos onde possam lidar com o público, debates, entrevistas.

Inteligência intrapessoal
Esta inteligência caracteriza-se pela a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüísticas, musicais ou cinestésicas.
São as pessoas solitárias, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência, e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, eles apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo.
Elas se relacionam melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. Atividades que pessoas assim gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a Internet.
Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes Intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, projetos independentes, e trabalhos de pesquisa.
Alguns exemplos de profissões para pessoas com este perfil são psicólogos, escritores, filósofos, programadores de computador, etc.
. Rendem mais trabalhando sozinhos
. São persistentes e tentam várias alternativas para resolver problemas
. Tem um raciocínio lógico muito apurado e são reflexivos
Para ensiná-los melhor:
. Realize projetos independentes com eles
. São pesquisadores natos, use e abuse de trabalhos de pesquisa
. Trabalhos em grupo só em último caso, preferem seguir seu próprio caminho.


O desenvolvimento das inteligências

Todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade para questionar e procurar respostas para todos os assuntos usando todas as inteligências. Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais. Assim, cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento, ou de processamento de informações, além de seu sistema simbólico. Estes sistemas simbólicos estabelecem o contato entre os aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais.
A noção de cultura é básica para a Teoria das Inteligências Múltiplas. Com a sua definição de inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que são significativos em um ou mais ambientes culturais, Gardner sugere que alguns talentos só se desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente. Ele afirma que cada cultura valoriza certos talentos, que devem ser dominados por uma quantidade de indivíduos e, depois, passados para a geração seguinte.
Cada inteligência, pode ser vista com uma seqüência de estágios: enquanto todos os indivíduos normais possuem os estágios mais básicos em todas as inteligências, os estágios mais sofisticados dependem de maior trabalho ou aprendizado.
A seqüência de estágios se inicia com o que Gardner chama de habilidade de padrão cru. O aparecimento da competência simbólica é visto em bebês quando eles começam a perceber o mundo ao seu redor. Nesta fase, os bebês apresentam capacidade de processar diferentes informações. Eles já possuem, no entanto, o potencial para desenvolver sistemas de símbolos, ou simbólicos.
O segundo estágio, de simbolizações básicas, ocorre aproximadamente dos dois aos cinco anos de idade. Neste estágio as inteligências se revelam através dos sistemas simbólicos. Aqui, a criança demonstra sua habilidade em cada inteligência através da compreensão e uso de símbolos: a música através de sons, a linguagem através de conversas ou histórias, a inteligência espacial através de desenhos etc.
No estágio seguinte, a criança, depois de ter adquirido alguma competência no uso das simbolizacões básicas, prossegue para adquirir níveis mais altos de destreza em domínios valorizados em sua cultura. À medida que as crianças progridem na sua compreensão dos sistemas simbólicos, elas aprendem os sistemas que Gardner chama de sistemas de segunda ordem, ou seja, a grafia dos sistemas (a escrita, os símbolos matemáticos, a música escrita etc.). Nesta fase, os vários aspectos da cultura têm impacto considerável sobre o desenvolvimento da criança, uma vez que ela aprimorará os sistemas simbólicos que demonstrem ter maior eficácia no desempenho de atividades valorizadas pelo grupo cultural. Assim, uma cultura que valoriza a música terá um maior número de pessoas que atingirão uma produção musical de alto nível.
Finalmente, durante a adolescência e a idade adulta, as inteligências se revelam através de ocupações vocacionais ou não-vocacionais. Nesta fase, o indivíduo adota um campo específico e focalizado, e se realiza em papéis que são significativos em sua cultura.
-------





terça-feira, 21 de fevereiro de 2012